Como-reduzir-a-conta-de-luz
Como reduzir a conta de luz - Neste conteúdo vamos te mostrar duas dicas práticas que você pode aplicar em sua residência. Confira!

Como reduzir a conta de luz – Dicas práticas! 

Neste conteúdo, vamos te ensinar com dicas práticas como você pode reduzir a conta de luz da sua casa.

Ou seja, vamos te dar todos os caminhos de economizar energia elétrica com a tarifa branca, um benefício que muitos brasileiros desconhecem.

Então, se você não sabe do que eu estou falando e também está doido para aprender a reduzir a conta de luz da sua casa, não perca mais tempo e leia esse conteúdo cheio de dicas práticas para você. 

Mas, olha aqui: Precisamos te falar uma coisa antes do assunto principal deste conteúdo. 

Se você precisa dar alguma manutenção elétrica na sua casa, mas não tem confiança suficiente para executar esse tipo de serviço, mantenha a sua segurança e opte por um profissional, combinado? 

Como reduzir a conta de luz usando a tarifa branca? 

Agora, vamos ao que interessa. 

Caso você pague em média 150 reais por mês na conta de luz, o que é a média brasileira, saiba que sua economia pode chegar a 240 reais por ano. No Brasil, mais de 15 milhões de pessoas já podem aproveitar esse benefício, mas apenas três mil estão utilizando.

Mas de qual benefício estamos falando? Entenda abaixo: 

O que é a Tarifa Branca? 

Imagine economizar até 13% em sua conta de energia elétrica? 

A tarifa branca é um tipo de tarifação que torna o quilowatt-hora mais barato durante certos períodos do dia. Isso representa 19 horas de desconto na tarifa. Por isso, agora vamos te contar como isso pode te beneficiar.

Horários de Desconto 

É importante que você saiba quais são os horários em que a tarifa branca se aplica e como eles afetam sua conta de energia.

Requisitos para Adesão

A partir de janeiro de 2019, pessoas que consomem mais de 250 quilowatts-hora por mês já podem aderir à tarifa branca.

Solicitação de Mudança

Você precisa entrar em contato com sua concessionária de energia para solicitar a mudança. A concessionária tem até 30 dias para trocar o medidor.

Avalie Seu Consumo

Entenda a importância de avaliar seu próprio consumo e como isso afeta a economia.

Exemplos reais de quem utilizou a tarifa branca

Veja como a tarifa branca beneficiou uma fábrica de balões, resultando em uma economia significativa na conta de energia. Isso pode ser uma oportunidade para profissionais da área.

Uma fábrica de balões chegou a economizar quase R$10.000 por ano após migrar para a Tarifa Branca. Sendo assim, o consultor cobrou 30% dessa economia, o que resultou em R$3.000 por apenas seis horas de trabalho. 

Viu como uma consultoria pode te ajudar a economizar? Este é um exemplo de um negócio, mas essa mudança pode acontecer dentro da sua casa. 

Além disso, o consultor ainda sugeriu melhorias para aumentar a eficiência energética da fábrica. Ajudou esse empresário em dose dupla, não é mesmo? 

Consultoria para tarifa branca

Os profissionais da área, como engenheiros e técnicos eletricistas, podem oferecer consultoria para ajudar os clientes a reduzir a conta de luz utilizando a tarifa branca. 

Sendo assim, a tarifa branca é também uma grande oportunidade para os profissionais que desejam aumentar a sua renda mensal. No entanto, para adquirir mais detalhes, consulte o site mencionado na descrição do vídeo que deixamos acima.

Agora a nossa segunda dica é para aqueles que estão tendo problemas de alto consumo de energia elétrica na residência. Confira o próximo tópico. 

Como reduzir a conta de luz com alto consumo 

Identifique o Problema

Muitas vezes, a gente encontra por aí alguém reclamando de altas contas de energia sem entender por que estão gastando tanto. Acabam até por suspeitar de muitas possibilidades, como: 

  • Fuga de energia;
  • Roubo da concessionária;
  • Rouba de energia elétrica pelos vizinhos. 

No entanto, nem sempre essas suspeitas são verdadeiras. E vamos te mostrar o porque logo a seguir. 

O que pode levar ao consumo excessivo de energia? 

Bom, neste exemplo prático, um dos clientes de um eletricista profissional reclamava de um consumo excessivo de energia elétrica. 

Ele morava sozinho, mas seu consumo era equivalente ao de uma família de quatro ou cinco pessoas. Desse modo, inicialmente, esse profissional pensou em verificar o chuveiro elétrico, mas o apartamento usava aquecimento a gás, então essa não era a causa.

Mas, afinal, qual foi a causa? 

Conversando com a cliente, o eletricista profissional descobriu que ele raramente usava o micro-ondas e a máquina de lavar, e seu banho não era demorado. 

No entanto, ele notou que várias lâmpadas de spot no apartamento estavam acesas por longos períodos. Além disso, ela deixava a TV ligada o dia inteiro para seu cachorro, que ficava deprimido quando a TV estava desligada. Acredita? 

Bingo! Achamos o consumo excessivo de energia. Agora, é o momento de entender como reduzir a conta de luz, certo? 

Qual foi a solução adotada para reduzir a conta de luz? 

O eletricista então optou por realizar o cálculo do consumo das lâmpadas e da TV, e percebeu que juntamente com outros aparelhos, estavam gerando um alto consumo de energia. 

E a solução foi: substituir todas as lâmpadas de spot por lâmpadas de LED de baixo consumo. Isso reduziu drasticamente a conta de energia da cliente em apenas um mês. Viu só como não precisa de muito se você conta com um profissional experiente? 

Conclusão

Portanto, podemos dizer que nem sempre é necessário procurar fuga de energia ou suspeitar de roubo. Muitas vezes, o consumo excessivo de aparelhos em casa pode ser a causa de contas de energia elevadas. 

A gente nem se dá conta de que isso pode estar acontecendo, né? Então se sua conta veio um pouco alterada, fique de olho em como está sendo sua rotina de consumo. Se preferir, chame um profissional responsável. 

Além disso, não deixe de verificar se você tem direito a nossa primeira dica: a tarifa branca! Ela pode ajudar muito a reduzir a conta de luz. 

E mais, lembre-se SEMPRE de verificar seus equipamentos, eletrodomésticos e iluminação para saber como reduzir a conta de luz e economizar energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *