distribuilão de lampadas e tomadas

Como Distribuir Lâmpadas e Tomadas em uma Casa

Guia Prático: Como Distribuir Lâmpadas e Tomadas em uma Casa

Introdução

Bem-vindo ao primeiro episódio do nosso Intensivão Eletricista Iniciante! Nesta série, vamos mostrar como fazer a instalação elétrica completa de uma casa, utilizando uma modelagem 3D para você acompanhar cada etapa do processo. Você verá como realizar o dimensionamento dos pontos de tomadas e iluminação, a instalação correta de interruptores, tomadas e luminárias, a construção de um sistema de aterramento e a montagem de um quadro de distribuição elétrica. Tudo isso de forma detalhada e prática, para que você se sinta como se estivesse executando o serviço junto conosco.

A Casa em 3D

A casa que utilizaremos nesta “obra” é um imóvel padrão, com 7 cômodos, sendo dois quartos, uma suíte, dois banheiros, sala e cozinha, totalizando aproximadamente 63 m². Na parte externa, temos a varanda na parte frontal da casa e a área de serviço nos fundos.

Para a criação deste ambiente 3D, utilizamos o software SketchUp, uma ferramenta muito utilizada por arquitetos e designers na elaboração de maquetes virtuais.

Distribuição dos Pontos de Iluminação e Tomadas

O primeiro passo da instalação elétrica é a distribuição das caixas de passagem no teto, onde serão instaladas as luminárias, e das caixinhas retangulares para as tomadas e interruptores.

De acordo com as normas, devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente em pontos distintos de cada cômodo. Para determinar a quantidade mínima de tomadas, basta calcular o perímetro do ambiente e dividir por 3,5 metros. Por exemplo, na cozinha, com 11,52 metros de perímetro, serão necessárias no mínimo 4 tomadas.

As alturas de instalação seguem as recomendações da antiga NBR 5410-2004, cancelada e substituída em 2014, mas ainda amplamente utilizada:

  • Interruptores: 1,10 m do piso acabado
  • Tomadas baixas: 0,30 m do piso acabado
  • Tomadas médias: 1,30 m do piso acabado
  • Tomadas altas: mínimo de 2,00 m do piso acabado

Distribuição dos Pontos na Casa

Vamos detalhar a distribuição dos pontos de iluminação e tomadas em cada ambiente da casa:

Área de Serviço

Nesta área, serão instaladas 4 caixinhas 2×4 de altura média para atender a máquina de lavar, tanquinho e outros equipamentos.

Perímetro da Casa

Ao redor de toda a casa, serão instaladas caixinhas de tomadas altas, nas quais serão colocadas as arandelas de iluminação externa. O espaçamento entre elas fica a critério do profissional.

Entrada da Casa

Na entrada, haverá uma caixinha média para o interruptor da varanda e uma caixinha baixa para uma tomada.

Cozinha

Na cozinha, serão instaladas tomadas médias na bancada da pia, que será em formato de L. Também haverá uma caixinha para os interruptores da cozinha e da área de serviço.

Hall

No hall, terá uma caixinha para o interruptor.

Banheiros

Nos banheiros, será instalado um interruptor e uma tomada conjugados, próximos ao lavatório, além de uma caixinha alta para alimentar os chuveiros.

Sala

Na sala, haverá tomadas médias nas paredes onde ficará o painel de TV e tomadas baixas nos outros pontos. Também serão instalados interruptores de entrada e saída, podendo ser utilizados interruptores do tipo Three-Way para acender e apagar uma mesma lâmpada em dois pontos diferentes.

Quartos

Nos quartos, teremos interruptores na entrada, tomadas médias onde ficará o painel de TV e tomadas baixas nas laterais da cama, podendo ser instaladas a 0,80 m ou 0,90 m do piso acabado, acima do criado-mudo. Conheça o melhor curso de eletricista profissional.

Conclusão

Nesta primeira aula, você acompanhou a distribuição de todas as caixas de passagem para os pontos de iluminação e tomadas, seguindo as normas técnicas. Na próxima etapa, iremos dimensionar os cabos, eletrodutos e disjuntores dos circuitos elétricos, com o auxílio de uma tabela simplificada e automatizada que você poderá utilizar em sua própria obra.

Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus colegas eletricistas, pois essa série de vídeos é uma mão na roda para quem está começando na profissão. Lembre-se de ativar as notificações do canal, pois teremos mais 10 episódios nesta série, além do evento “Guerra ao Zé Faísca”, que promete trazer valiosas informações para você se tornar um eletricista profissional mais seguro e confiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *